Ontem durante a Intel Developer Forum 2016 em Shenzhen, na China, a Intel mostrou uma proposta para “remover a saída de 3,4 milímetros de fontes de som”. O plano da empresa é substituir a tradicional saída de fones de ouvido por portas USB-C, como as que já são usadas por alguns smartphones mais recentes e pelo último MacBook.

A mudança, segundo a Intel, seria uma resposta a um “forte desejo” da indústria de “passar do analógico ao digital”. Conforme aponta o AnandTech, os cabos USB-C também conseguem transmitir áudio por meio de seus SBUs (Sideband Use Pins) sem impactar suas outras funcionalidades. Por ser um conector digital, ele também poderia ganhar novas funções, como um sensor de temperatura que medisse a temperatuda do usuário e usasse os dados em aplicativos de saúde e bem-estar.

Os sustitutos

Segundo o The Verge, a saída de fones continua sendo uma conexão analógica e com uma só função em dispositivos completamente digitais e multifuncionais. Durante o fórum de desenvolvedores, a Intel deu detalhes sobre as especificações técnicas da interface de áuido que está desenvolvendo para fones com conectores USB-C.

publicidade

Com a mudança, os dispositivos de áudio poderão “conversar” com os fones de ouvido, enviando e recebendo dados deles. Os fones também poderão ter softwares e processadores próprios, e poderão ganhar novas funcionalidades ao longo de sua vida útil por meio de atualizações de software. O principal impacto negativo dessa mudança, contudo, seria um encarecimento dos fones – especialmente nas faixas de preço menores.

Embora possa parecer distante, a eliminação das saídas de fones de ouvidos de smartphones já está acontecendo. A fabricante chinesa LeEco já lançou três dispositivos sem saída para fones de ouvido, e a Apple pode fazer o iPhone 7 sem essa saída também, de acordo com rumores.