EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Hoje, a IBM anunciou que usuários, empresas e instituições poderão usar o seu processador quântico por meio da nuvem para realizar cálculos e executar algoritmos. A iniciativa tem o objetivo de divulgar o poder da computação quântica e torná-lo disponível a entidades que possam se beneficiar dele.

Junto com o anúncio, a empresa também soltou um vídeo em 360º mostrando o interior do seu Quantum Lab, onde o processador quântico de 5 qubits está armazenado. O vídeo pode ser visto abaixo, usando o mouse para navegar pelo espaço:

publicidade

O vídeo mostra o cientista experimental de computação quântica da IBM, Antonio Córceles, estudando locais para colocar os isoladores de microondas no refrigerador do processador quântico. O processador fica na base da estrutura em que Córceles está mexendo; a parte superior é dedicada a refrigerar o processador até a temperatura de -272,778ºC necessária para seu funcionamento.

Na parte “de trás” do vídeo, é possível ver ainda o tanque refrigerador que fica em volta do processador quando ele é montado. O vídeo mostra ainda o sistema de circulação de gás responsável por uma das fases de refrigeração do processador, e a ponte de resistências que mostra as temperaturas dentro do refrigerador.

publicidade