Os drones acabam de ganhar uma nova utilidade. Depois de aplicações na fotografia, entregas, pesca e até corridas, os dispositivos podem ajudar a área da meteorologia. Pesquisadores do Desert’s Research Institute desenvolveram um drone capaz de ajudar a fazer chover.

Essa é a primeira vez que uma aeronave não tripulada é usada em tal operação. Apelidado de Sandoval Silver State Seeder, o drone completou recentemente seu primeiro voo em direção às nuvens. O processo, chamado de “semeadura de nuvens”, não é novo: ele dispersa no ar substâncias que servem como núcleo de condensação e, assim, altera a quantidade ou o tipo de chuva que cai das nuvens.

Tradicionalmente, os drones conseguem chegar a uma altitude de 122 pés. Para o projeto, no entanto, eles receberam dois foguetes de iodeto de prata, usados para ajudar a induzir a precipitação. “Chegamos a um outro marco importante em nosso esforço para reduzir os riscos e os custos na indústria de semeadura de nuvens e ajudar a mitigar os desastres naturais causados ​​pela seca, granizo e nevoeiro extremo”, explicou Mike Richards, presidente e CEO da Drone America.

publicidade

 

Via Ubergizmo