O Google está forçando seu sistema de inteligência artificial a ler um monte de livros românticos e eróticos para que a máquina consiga se comunicar melhor com os humanos.

Andrew Dai, engenheiro de software que lidera o projeto, disse ao BuzzFeed que, devido à falta de criatividade do mercado, esse é o melhor tipo de literatura para o trabalho. “A garota se apaixona pelo garoto, o garoto se apaixona por uma garota diferente. Tragédia romântica”, exemplificou ele.

O que faz com que isso se encaixe no programa é o fato de que, basicamente, é a mesma história sendo contada com palavras diferentes. A máquina aprende a ser mais dinâmica e natural para quando estiver em uma conversa.

Cerca de 2,8 mil romances foram passados para o computador, que depois foi capaz de produzir sentenças por conta própria. O processo, então, entra em repetição para que a inteligência artificial se calibre automaticamente.

publicidade

Além de usar os resultados no aplicativo de buscas, o Google também espera incrementar o recurso de respostas automáticas do Inbox.