Em tempos em que operadoras querem limitar a internet no Brasil – um plano momentaneamente impedido de virar realidade, diga-se -, democratizar o acesso à rede é uma bandeira defendida pela grande maioria dos usuários. A internet já é reconhecida como um bem fundamental em alguns países, e há quem defenda o mesmo ideal por aqui.

Enquanto o poder público e as operadoras não entram em um acordo com os consumidores sobre o assunto, cabe a cada um atuar por uma internet livre dentro das suas próprias capacidades. Um bom começo é compartilhar o acesso que você tem no seu celular com os amigos e familiares no mesmo ambiente, por exemplo.

Alguns donos de smartphones Android, Windows ou iPhone podem não saber, mas seus aparelhos também podem comportar-se como um roteador portátil. Listamos abaixo os passos que você deve tomar para “transmitir” sua rede móvel 3G ou 4G para um computador, celular ou tablet vizinho.

1 – No Android

publicidade

O caminho em um smartphone com sistema operacional do Google é simples. Basta abrir o app de configurações, seguir até “Mais” (dentro da seção de opões de redes e internet), tocar em “Roteador Wi-Fi” e ligar o interruptor ao lado de “Roteador Wi-Fi portátil”.

Se quiser configurar seu Wi-Fi particular com um nome de rede e senha da sua preferência, toque em “Configurar roteador Wi-Fi”. Esses nomes podem ser diferentes dependendo do modelo e fabricante que você estiver usando, mas o caminho é basicamente o mesmo na maioria dos casos.

Reprodução

2 – No Windows Phone

Se você usa um smartphone Nokia ou Microsoft, vá até Configurações > Compartilhar internet e ligue o interruptor para deixar o recurso ativado. Se quiser configurar o acesso, toque no ícone de um lápis localizado na parte de baixo da tela.

Reprodução

3 – No iPhone

Nos smartphones da Apple, o processo é quase o mesmo. Transformar seu iPhone em um roteador Wi-Fi, porém, leva outro nome: configurar um recurso chamado de “Acesso Pessoal”. Para isso, abra o app de Ajustes, toque em “Celular”, depois em “Acesso Pessoal” e ative-o ligando o interruptor. Mais abaixo, na mesma tela, estão as opções para configurar a sua rede Wi-Fi móvel.

Reprodução

É importante destacar que esses recursos não funcionam para você replicar um sinal de Wi-Fi, mas apenas o da rede 3G ou 4G da sua operadora. Ou seja: tudo o que o seu amigo fizer na internet compartilhada do seu celular será descontado do seu plano de dados. Para conectar-se à rede criada pelo seu smartphone, o processo é o mesmo que o de um roteador tradicional.