Impressoras 3D já são usadas para construir quase qualquer coisa que você imaginar, com todos os benefícios de um método de produção mais ágil que o tradicional. Uma empresa britânica chamada Layer, por exemplo, revelou esta semana a Go, uma cadeira de rodas impressa em 3D feita para se adaptar ao corpo do usuário.

O protótipo é produzido após um minucioso exame do corpo do futuro dono, de forma que a Layer possa imprimir uma cadeira de rodas em que tanto o encosto quanto o assento e o descanso para as pernas correspondam às medidas do usuário, tornando-a muito mais confortável do que os modelos vendidos atualmente no mercado.

O peso do usuário também é levado em conta, de modo que a Go possa ser impressa com o centro de gravidade ideal para evitar quedas. O método de fabricação de uma cadeira de rodas customizada como essa dura, em média, apenas duas semanas; enquanto uma tradicional leva até 8 semanas. Graças às impressoras 3D, cadeiras de rodas feitas sob medida podem se tornar cada vez mais populares e baratas, seguindo o exemplo da Go.

Via Engadget