A Microsoft revelou hoje durante sua conferência WinHEC (pdf) que o Anniversary Update (atualização de aniversário) do Windows 10 trará suporte a leitores de impressões digitais para os dispositivos móveis com o sistema operacional.

O Windows 10, tanto para smartphones quanto para computadores, já tinha suporte a recursos como reconhecimento facial, de acordo com o The Verge, graças ao Windows Hello. No entanto, a identificação biométrica por meio de impressões digitais ainda não era suportada.

Embora a atualização traga o suporte ao recurso para o sistema operacional, as fabricantes de smartphone ainda terão que incluir leitores biométricos em seus dispositivos para aproveitá-lo. De acordo com a Microsoft, fabricantes já experimentaram usar o recurso com leitores da Synaptics e da FPC; leitores de outras marcas também serão suportados, mas exigirão desenvolvimento adicional por parte das fabricantes.

Segundo o site MSPowerUser, o primeiro dispositivo a ter suporte para a nova funcionalidade será o smartphone HP Elite x3. A atualização de aniversário do Windows 10 se encontra atualmente em fase de testes, e deve chegar para computadores e smartphones no final de julho.