O escritório de advocacia estadunidense Baker & Hostetler anunciou uma parceria com a empresa ROSS Inteligence para a utilização de sua inteligência artificial. Chamada também de ROSS, ela é um produto de pesquisa legal especializada na consulta, pesquisa e interpretação de textos jurídicos.

De acordo com a empresa, o ROSS utiliza a plataforma de computação cognitiva da IBM, o Watson, para interpretar as solicitações de seus usuários. Advogados e leigos podem fazer perguntas ao ROSS usando linguagem cotidiana, e o robô então consegue pesquisar a legislação e jurisprudência de diversos casos para retornar resultados relevantes ao usuário. 

publicidade

Além disso, o ROSS ainda consegue monitorar sites jurídicos para notificar usuários de novas decisões legais que afetem os casos em andamento. Usuários relatam à inteligência artificial quais resultados foram mais úteis para sua pesquisa e, com isso, ela vai se aprimorando com o tempo.

Igualdade

publicidade

O CEO da ROSS Inteligence, Andrew Arruda, disse ao Business Insider que espera que o ‘robô advogado’ consiga levar o acesso a serviços jurídicos a mais pessoas. Segundo o site, nos Estados Unidos, cerca de 80% das pessoas que precisam de um advogado não conseguem pagar pelos serviços de um.

Arruda também acredita que a tecnologia poderá fazer com que os embates legais sejam menos dependentes de dinheiro e, portanto, mais justos. Isso porque o ROSS é especializado em pesquisa de casos jurídicos, e é mais barato de se contratar que uma equipe jurídica dedicada a pesquisa. Por esse motivo, casos mais complexos que exijam consulta a múltiplos casos passados se tornarão mais fáceis para escritórios menores.