O Wii U pode ser considerado um fracasso comercial. O console da Nintendo não conseguiu conquistar o mercado de massa, e deve ser aposentado dentro de pouco tempo para dar lugar ao misterioso NX no ano que vem. Mesmo assim há um público apaixonado pelo videogame e seus jogos, ao ponto que o emulador que permite rodar os jogos do console no PC está evoluindo a passos largos.

O Cemu, como chama o software que emula o console, está sendo desenvolvido rapidamente, e agora chegou à sua versão 1.5.0 sete meses após a versão 1.0, revelada em outubro do ano passado. Neste período, o programa evoluiu tanto que agora é possível manter uma taxa quase estável de 60 quadros por segundo ao rodar o jogo Mario Kart 8.

O software ainda está em uma etapa altamente experimental, no entanto, e os problemas ainda são esperados, incluindo erros na reprodução de som. Os desenvolvedores indicam um computador razoavelmente poderoso, no entanto, com um processador Intel Core i5 no mínimo e uma placa de vídeo boa (eles não especificam modelos mínimos), com um mínimo de 4 GB de memória RAM. O sistema deve funcionar com GPUs da Nvidia e da AMD, desde que estejam com os drivers devidamente atualizadas. Para referência, o vídeo acima foi registrado em um PC usando um chip Intel Core i5-750 operando a 4GHz, uma placa de vídeo EVGA GTX 970 e 8 GB de memória DDR3.

publicidade

Mais do que apenas reproduzir jogos, o emulador tem o potencial de melhorá-los um pouco, mas isso é um passo além, para o futuro. O Dolphin, que emula jogos de Gamecube e Wii, por exemplo, permite a instalação de pacotes de texturas que possibilitam que os jogos no emulador sejam muito mais bonitos do que eram na época de seu lançamento. Isso pode se repetir com o Cemu, permitindo um upscale para telas 4K, por exemplo, em jogos como Bayonetta 2.

O desenvolvimento do emulador está bastante ativo, e as atualizações são frequentes, com updates publicados a cada duas semanas. Isso se deve, em grande parte, ao esforço de uma pessoa, identificada pelo nickname Exzap, do fórum GBATemp. O holandês reuniu uma comunidade forte, com direito a um subreddit com 3 mil membros e um Patreon que gera US$ 1,6 mil por mês para manter o software avançando.

Via Digital Trends