A Microsoft anunciou uma novidade que deve agradar bastante os usuários do Windows 7 que não pretendem migrar para novas versões do sistema operacional. A empresa anunciou uma mudança que, na prática, funciona como um Service Pack 2 para o Windows 7, o que deve ser um alívio enorme na hora de reinstalar o sistema operacional.

A novidade reúne todas as atualizações liberadas para o sistema operacional lançadas desde o Service Pack 1, de 2011, até abril de 2016. Ou seja: em vez de baixar duzentos pacotes pequenos de updates, é possível baixar tudo apenas um bloco e instalá-lo de uma vez.

Quem já tentou instalar o Windows 7 nos últimos anos sabe a chateação que é atualizar o sistema. O processo de download de vários pacotes de updates é lento, além do fato de que durante a instalação o sistema acaba sendo reiniciado várias vezes, fazendo com que o software só esteja pronto para uso várias horas depois da instalação.

A Microsoft, no entanto, não chama o pacote de Service Pack 2, mas sim de um “pacote de conveniência”. A diferença é que mesmo depois da instalação, o sistema ainda indicará ser o SP1, e o pacote ainda precisa da instalação do SP1 para funcionar. Para fins práticos, a diferença é quase nula.

publicidade

A mudança deve ajudar profissionais de TI, já que a Microsoft também permitirá que este pacote de conveniência seja embutido em imagens do sistema e mídias de instalação, poupando um bom tempo na instalação de updates.

Só há um problema: este pacote de conveniência não será distribuído por meio do Windows Update, como acontece com o Service Pack 1. O sistema convencional de atualizações do Windows continuará baixando e instalando inúmeros pacotes diferentes. Para acessar o “SP2”, é necessário baixá-lo diretamente no site da empresa e instalá-lo por conta própria.

Via Ars Technica