O Google anunciou uma novidade que pode mudar o ecossistema Android para sempre. A empresa revelou um novo recurso chamado Instant Apps, que permite executar aplicativos sem precisar instalá-los no celular.

Na prática, ao clicar em um link, o Google Play executa apenas a parte do aplicativo responsável por reproduzir o conteúdo. No palco do Google I/O, o exemplo foi dado com um link para um vídeo do Buzzfeed; ao tocar nele, o aplicativo era aberto, mesmo sem estar instalado no celular, e o vídeo reproduzido como se o app estivesse instalado normalmente em apenas dois segundos.

O truque envolve a divisão do código do aplicativo em diversos módulos, o que permite carregar apenas a parte relevante para executar uma função específica. É um trabalho a mais para os desenvolvedores, mas que segundo o Google vale a pena, porque leva menos de um dia, e expõe o app para muito mais pessoas, incentivando o download do app completo e, possivelmente, alavancando as receitas.

O outro exemplo exibido no palco envolveu a compra de uma bolsa para câmera na B&H, uma das maiores lojas especializadas em materiais fotográficos do mundo em Nova York. Todo o ciclo de compra foi feito dentro do app, sem depender da instalação prévia, com apenas três toques em apenas 30 segundos.

publicidade

O mais impressionante é que, ao contrário do que acontece normalmente, o recurso será disponibilizado para versões antigas do Android, e não será limitado aos usuários do Android N. A apresentação usou um celular com o Android 4.4 (KitKat), e o Google prevê que, quando estiver pronto, o recurso funcionará com aparelhos com as versões Jelly Bean do sistema, lançada em 2012.

Inicialmente, a empresa vai testar a novidade com alguns aplicativos selecionados. O Google espera liberar a novidade para todos os desenvolvedores até o fim do ano.

Via The Next Web