Todos os anos Bill Gates publica em seu site uma lista com os últimos livros que ele já leu e recomenda que outras pessoas também o façam. Na última terça-feira, 17, o fundador da Microsoft listou cinco títulos que, segundo ele, valem a pena.

O post intitulado de “Cinco livros para ler este verão” – vale lembrar que no hemisfério norte o verão começa em junho – conta, principalmente, com obras que envolvem matemática e ciência.

“Este verão, a minha lista de leitura recomendada, tem uma boa dose de livros com ciência e matemática em seu núcleo. Mas não há nenhuma ciência ou matemática em meu processo de seleção. Os cinco livros seguintes são simplesmente os que eu gostei, me fizeram pensar em novas formas, e me fizeram passar muito tempo lendo, quando eu deveria ter ido dormir”, explica Gates. 

Veja quais foram as obras recomendadas:

publicidade

Seveneves, por Neal Stephenson
O livro de ficção científica começa com a explosão da lua e as pessoas descobrindo que em dois anos uma chuva de meteoros irá acabar com toda a vida na Terra. Assim, todos se unem em um plano para manter a humanidade. Gates afirma que já fazia algum tempo que ele não lia esse tipo de livro.

How not to be wrong (O Poder do Pensamento Matemático, em português), por Jordan Ellenberg
O escritor e matemático explica como a matemática desempenha um papel importante em nossas vidas diariamente mesmo sem a gente perceber. Cada capítulo começa com um assunto que parece algo bastante comum, como eleições, loteria ou esportes, e a partir disso, ele fala sobre a matemática envolvida.

The Vital Question, por Nick Lane
“Nick é um desses pensadores originais que te faz dizer: ‘mais pessoas deveriam conhecer o trabalho desse cara’”, diz Gates. O autor tenta corrigir um erro científico que leva as pessoas a apreciarem plenamente o papel que a energia desempenha em todas as coisas vivas. Ele argumenta que só podemos entender como a vida começou, e como as coisas vivas ficaram tão complexa, após entender como a energia funciona. 

The Power to Compete, por Ryoichi Mikitani and Hiroshi Mikitani
Por que as empresas japonesas estão sendo ofuscadas pelas concorrentes da Coreia do Sul e China? Esta é uma das questões que estão no centro desta série de diálogos entre Ryoichi, um economista que morreu em 2013, e seu filho Hiroshi, fundador da empresa de Internet Rakuten. “Embora eu não concorde com tudo no programa de Hiroshi, acho que ele tem um número de boas ideias. O Poder de Competir é um olhar inteligente para o futuro de um país fascinante”, afirma.

Sapiens: A Brief History of Humankind (Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, em português), por Noah Yuval Harari
Harari assume um desafio assustador: contar toda a história da raça humana em apenas 400 páginas. Ele também escreve sobre a nossa espécie hoje e como a inteligência artificial, engenharia genética e outras tecnologias vão nos mudar no futuro.