

O Google agora tem cinco aplicativos de mensagens, e a situação está bem confusa. Depois do Google I/O, foram revelados dois novos apps: o Allo e o Duo; cada um com uma funcionalidade específica. Além disso, antes do evento também foi revelado o aplicativo Spaces, que também funciona para a troca de mensagens.
Soma-se aos novos aplicativos o convencional Hangouts, que tem vários propósitos e o Messenger, dedicado ao envio de mensagens SMS. E não estamos contando com o serviço de mensagens do YouTube, que ainda não foi oficialmente anunciado, mas que está em fase de testes.
Para que tantos aplicativos? Acontece que, em vez de criar um super-app que contemple todas as funções, cada um deles tem uma função específica. Parte da explicação para isso é uma estratégia de longa data do Google de bombardear o público com novos serviços para ver o que “cola”. A empresa tem dinheiro o bastante para bancar projetos experimentais, o que viabiliza uma estratégia agressiva como essa.
Mas então, quais são os propósitos a que se destinam cada um dos aplicativos? Vamos ver:
Com tantos aplicativos, é praticamente certo que alguns deles serão fracassos retumbantes, enquanto outros podem atrair um público. Uma estratégia provavelmente mais adequada seria unir todas essas funções interessantes em um único serviço. Qual é a justificativa de Allo e Duo serem duas coisas distintas?
No meio disso, o Hangouts parece ser o elo mais fraco, justamente por ter quase todas as funções que os outros têm e ser o serviço mais antigo. Se o Google está dividindo seus recursos entre vários aplicativos, por que manter um que faz tudo que os outros fazem?
Contudo, a empresa jura que não tem planos de descontinuar nenhum serviço, e o Hangouts continuará coexistindo com os concorrentes que o próprio Google criou para ele.