No mês passado, o Now on Tap, um dos recursos mais interessantes do Android 6.0, foi finalmente liberado no Brasil. Chamada por aqui de “Now a um Toque”, a função permte que o Google escaneie a tela do smartphone do usuário para fornecer mais informações sobre o que está lá.

Dá pra imaginar que se trata de um recurso bastante útil. Além de permitir economizar as mãos na hora de digitar a pesquisa, ele também permite que você veja a página de resultados da pesquisa sem precisar mudar de aplicativo, o que ajuda na produtividade.

publicidade

Além dessas funções, no entanto, a empresa elaborou uma lista com dez maneiras interessantes de usar o recurso para facilitar sua vida. Confira abaixo:

Selecionar texto

publicidade

Quando você utiliza o recurso, ele normalmente escaneia a sua tela toda antes de decidir o que lhe mostrar. No entanto, a partir de hoje, você pode dar uma forcinha para ele. Basta selecionar um pedaço de texto antes de ativar o recurso que ele se focará nas informações contidas na seção que você selecionou. Isso é especialmente útil em páginas ou aplicativos com muito texto. 

Reprodução

publicidade

Busca por imagens

Se você vir uma imagem legal na internet e quiser saber mais sobre ela, o Now on Tap é uma forma bastante rápida de fazer isso. Basta ativar o recurso enquanto a imagem estiver em destaque na tela. Ele é capaz de identificar celebridades em fotos ou quadros famosos, por exemplo, e dar mais dados sobre eles.

publicidade

Mais contexto em notícias

Se você estiver lendo uma notícia e perceber que não entende tudo que está lá, é possível chamar o Now on Tap para que ele escaneie o texto e mostre resultados de notícias relacionadas aos tópicos sobre que você está lendo. Isso permite que você obtenha mais contexto para a notícia sem precisar navegar para outra página.

Reprodução

Usar a câmera para pesquisar

O mesmo recurso de busca por imagens pode ser usado com a câmera do seu smartphone. Basta apontá-la para um objeto sobre o qual você queira mais informações e ativar o recurso enquanto o aplicativo da câmera estiver na tela. O Now então retornará dados sobre qualquer objeto que ele conseguir reconhecer na tela naquele momento.

Ferramenta rápida de pesquisa

Caso você esteja escrevendo um texto particularmente grande e precise conferir uma informação, não precisa sair do texto. Basta selecionar o trecho que você quer conferir e chamar o Now on Tap. Isso pode ser usado tanto para conferir dados quanto ortografia ou sintaxe.

Reprodução

Acompanhar esportes

O Google Now já é capaz de mostrar os principais resultados de jogos referentes ao seu time. O Now on Tap, no entanto, consegue fazer mais ainda. Se você acessá-lo enquanto vê os resultados de um jogo, ele dá mais informações sobre os times, como notícias relevantes, escalações e canais de redes sociais das equipes

Obter mais dados sobre seus compromissos

Também dá pra usar o Now on Tap enquanto você navega pela sua própria agenda. Quando você faz isso, o Google consegue detectar os eventos e compromissos que estão na tela e lhe dar mais informações sobre eles, tais como local e trajetos.

Reprodução

Dicas musicais

Aplicativos como Spotify, Apple Music e Google Play music também podem ser escaneados pelo Now on Tap. Quando você faz isso, o recurso consegue identificar a música que você está ouvindo, oferecer mais informações sobre a artista, mostrar vídeos dela no Youtube e links para as redes sociais dela.