A projeção cartográfica mais comum do mundo hoje é, certamente, a projeção de Mercator, usada desde o século 16 para representar, em uma mesma imagem, todos os países e continentes do planeta. O problema é que esse mapa não é exatamente fiel às dimensões reais de muitas regiões da Terra.

Groenlândia, Rússia e o conitinente antártico são bons exemplos de como a projeção de Mercator distorce as reais proporções desses locais, que são muito menores do que alguns mapas fazem parecer. Isso acontece porque esses planos cartográficos “esticam” as proporções de terras mais próximas dos pólos da Terra. Como no vídeo abaixo.

Pensando nisso, uma dupla de desenvolvedores criou o The True Size Of. Trata-se de um aplicativo para a web, que você executa diretamente pelo navegador (sem precisar baixar nada), que permite ao usuário comparar as dimensões reais de qualquer lugar do planeta com a projeção distorcida dos mapas comuns.

publicidade

Basta digitar na barra de pesquisa à esquerda o nome do país ou continente e, uma vez que ele for ressaltado no mapa, clicar e arrastá-lo por onde quiser. O compasso, no canto esquerdo da tela, ainda permite que você veja a mesma região por diferentes ângulos. Clique aqui para experimentar o app.

Via Wired