Apesar do Ministério da Ciência e Tecnologia ter afirmado que as operadoras não estão autorizadas a limitar os planos de internet, a NET, empresa do ramo, continua comercializando pacotes com franquias limitadas que preveem punições para quem extrapolar o limite estabelecido em contrato.

A companhia estipula que o exagero irá implicar na alteração da faixa de velocidade de transferência de dados para a menor faixa disponível pela prestadora até o final do respectivo mês. Caso tenha interesse, o consumidor pode contratar pacotes de dados adicionais, como ocorre na internet móvel. A informação foi retirada do contrato disponível no site da empresa.

Reprodução

As franquias mensais da empresa variam entre 30 GB, para o plano “2 Mega” e que custa R$ 39,90 por mês, até 500 GB, no plano “500 Mega” que sai por R$ 1.019,90. Independentemente do plano contratado, após o consumo da franquia, a velocidade da internet será a mínima oferecida para a localidade. No caso de São Paulo, qualquer plano passaria trafegar em 2 Mbps após o consumo.

publicidade

Reprodução

Já a Vivo, pivô da polêmica dos limites da internet quando anunciou que passaria a bloquear a conexão dos usuários que ultrapassassem as franquias de dados contratadas, parece ter a intenção manter planos que limitam o acesso da internet. Isso porque a empresa, como pode ser notado na imagem abaixo que, criou uma promoção ainda em fevereiro que deixa novos clientes isentos do limite de dados para as contratações de planos até 31/12. 

Reprodução

A informação foi retirada do contrato disponível no site. Assim, não se a operadora irá manter a “promoção” após essa data. Certo é que a promoção ajuda a empresa a se esquivar momentaneamente da polêmica envolvendo as operadoras, a Anatel, o governo e os consumidores.

A TIM, por sua vez, permanece inatingível uma vez que os serviços de internet oferecidos nos planos Live são de consumo ilimitado.