Nos próximos seis a nove meses, o Walmart realizará testes para utilizar drones para trabalhar em seus centros de armazenamento e distribuição de mercadorias. Os testes uma iniciativa do grupo de Tecnologia e Ciências Emergentes da empresa, que investiga possibilidades de se usar drones, realidade virtual e outras técnicas para agilizar sua cadeia produtiva.

A ideia da empresa é usar as aeronaves autônomas para inventariar produtos em seus depósitos e centros de distribuições. Nos Estados Unidos, a empresa tem 190 centros de distribuição, cada um dos quais atende de 100 a 150 lojas. Atualmente, a catalogação de mercadorias nos centros é feita manualmente por trabalhadores com escaneadores de códigos de barras.

publicidade

De acordo com o New York Times, a empresa acredita que os drones “zangões”, que conseguem voar pelos corredores gravando imagens a 30 quadros por segundo, conseguiriam fazer em um dia o trabalho que os humanos fazem em cerca de um mês. A empresa alegou, contudo, que os trabalhadores poderiam ser realocados para outras áreas, como para controlar os drones ou substituir os itens do estoque.

Meses de teste

publicidade

Por enquanto, a empresa pretende testar o uso dos drones em alguns de seus centros de distribuição por seis a nove meses. No final desse período, alguns deles já poderão contar com os drones para fazer a catalogação de produtos. 

Com base nos dados catalogados, a empresa gerencia a distribuição de itens entre os centros de distribuição. Para isso, ela mobiliza uma frota de mais de 6500 caminhões nos Estados Unidos apenas. Segundo o Engadget, o uso dos drones poderia economizar milhões de dólares à empresa.

publicidade

O Walmart solicitou permissão para testar drones à FAA (Federal Aviation Administration) no final do ano passado. Além de utilizar as aeronaves em seus centros de distribuição, a empresa também mencionou que pretende testar sua utilização em suas lojas, mas não deu mais detalhes sobre como eles seriam usados nesse contexto.