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O Google não conseguiu convencer a Suprema Corte dos Estados Unidos a aceitar sua proposta de arquivar uma ação coletiva. A empresa é acusada de enganar anunciantes da Califórnia sobre a colocação de anúncios na Internet através do seu serviço Adwords.

Com isso, foi mantida a decisão de setembro 2015, quando a Corte de Apelações de San Francisco determinou que o litígio poderia avançar como ação de classe que representa anunciantes que usaram o serviço entre 2004 e 2008.

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Os anunciantes afirmam que o Google violou leis de publicidade da Califórnia porque os teria enganado sobre onde os anúncios seriam inseridos. O Adwords foi criado principalmente para colocar anúncios ao lado de resultados relevantes de busca na Internet, mas os autores disseram que a empresa deveria ter revelado que os anúncios também apareceriam em lugares indesejáveis, tais como páginas de erro e sites conhecidos como domínios estacionados.

Em 2012, um juiz do tribunal distrital federal decidiu que o caso não podia ir adiante como ação de classe, porque cada anunciante receberia diferentes indenizações, já que cada um teria pago somas diferentes para os anúncios, disse o juiz. No entanto, o tribunal de apelações reverteu o determinado pelo tribunal distrital, o que levou o Google a pedir intervenção do Supremo.

Via Reuters

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