Uma recente pesquisa da Microsoft mostrou que consultar termos pesquisados na internet pode ajudar na identificação de pessoas com câncer em potencial.

A pesquisa foi publicada no The Journal of Oncology e explica que a equipe, ao analisar pesquisas feitas no Bing, identificou possíveis casos de pacientes que viriam a desenvolver câncer pancreático. O estudo também analisou pacientes diagnosticados com a doença e acompanhou seu histórico de pesquisa.
Os pesquisadores alegaram que encontram padrões de pesquisa, mas não chegaram a afirmar que os sintomas buscados poderiam significar necessariamente que o paciente já estava doente. Mas informaram que o método era capaz de identificar casos em potencial.

publicidade

De acordo com o The New Yourk Times, o método de consulta, se aplicado, poderia aumentar a taxa de sobrevivência de 3% para de 5% a 7% em cinco anos. Apesar de a margem se manter ainda pequena, uma vez que o câncer de pâncreas tem alta taxa de mortalidade, a equipe acredita que com esses dados seja possível construir um recurso de saúde através da Cortana, que compartilharia as informações com os cientistas para novas pesquisas.

 

Via TheNext Web