Com certeza você já foi picado por um mosquito, e sabe da coceira, da irritação e, possivelmente, das doenças que podem resultar da picada. Mas você já parou para pensar como o inseto faz, de fato, para furar nossa pele e beber nosso sangue?

Os produtores da série “Deep Look”, feita em parceria entre a PBS Digital Studios e o canal KQED de San Francisco, se fez essa paergunta. E, para respondê-la, eles fizeram um vídeo em resolução 4K da picada de um mosquito, explicando em detalhes meio nojentos como o processo ocorre. O vídeo está em inglês mas, abaixo, há uma descrição de como o processo acontece:

Seis agulhas na sua pele

publicidade

Embora de longe possa parecer que o “bico” do mosquito é apenas um longo tubo, ele na verdade é composto por seis agulhas menores com funções diferentes, protegidas por uma espécie de “bainha”. Duas delas, mais externas, têm dentes muito afiados na ponta, e são responsáveis por “serrar” as camadas de pele até o sangue.

Outras duas agulhas ajudam a manter os pedaços de pele rasgada abertos enquanto a mosquita (já que só as fêmeas picam) suga o sangue. Das outras duas agulhas, uma delas é responsável por detectar materiais químicos sob a pele que ajudam a localizar as principais veias e artérias. Essa mesma agulha ajuda a sugar o sangue para dentro do corpo dela, como um canudinho.

A última agulha “cospe” em nós compostos químicos que failitam o fluxo de sangue, permitindo que ela se alimente ainda mais. São esses mesmos compostos químicos que são responsáveis pela coceira que vem depois da picada. Enquanto se alimenta, a mosquita consegue separar a água do restante do sangue, e às vezes elimina parte dessa água sobre a nossa pele.