O YouTube lançou na Índia uma ferramenta chamada “Smart Offline” que permite fazer download de vídeos de forma mais conveniente e rentável. Os usuários podem agendar downloads de vídeos para serem feitos durante a noite, que é quando os dados de internet móvel são mais baratos no país, e depois assistir offline. 

As tarifas de 3G na Índia são caras e muitos operadoras reduzem os valores durante a noite, algo parecido com a internet discada. Com esse movimento, o YouTube espera atingir uma grande quantidade de pessoas no país.

“Esperamos que vocês gostem desta forma mais acessível e conveniente de baixar vídeos offline e continuar assistindo YouTube sempre que quiser”, escreveu o Google Índia em seu blog.

O recurso não funciona com Wi-Fi e, por enquanto, está disponível somente para clientes das operadoras Airtel e Telenor. Para fazer o download, o usuário deve selecionar um vídeo que quer salvar e no período entre 23h e 7h – que é quando as empresas oferecem descontos – os vídeos são baixados para o modo offline automaticamente.

publicidade

Essa não é a primeira vez que a empresa tenta se adaptar à internet indiana. Em 2014, foi lançado o YouTube Offline, que permitia salvar os vídeos para assistir de forma offline, além de versões offline do Maps e Translate.