O LinkedIn divulgou recentemente a ata de uma reunião entre seus principais executivos e os diretores da MIcrosoft. A reunião aconteceu na segunda-feira (embora a ata só tenha sido divulgada agora), por ocasião da compra do LinkedIn pela Microsoft, por um valor superior a US$ 26 bilhões – a maior aquisição da história da empresa.

Na ocasião, Satya Nadella, o atual CEO da Microsoft, falou aos funcionários do LinkedIn sobre os planos da empresa para o futuro. Segundo ele, os sistemas operacionais estão se tornando mais do que softwares para um aparelho só, mas plataformas de interação com o mundo digital; a Microsoft, portanto, precisa ficar atenta para a próxima grande mudança do tipo, “e não há dúvida de que nós realmente perdemos a [mudança para os sistemas operacionais] dos dispositivos móveis”, disse Nadella.

publicidade

Apesar de admitir essa derrota, o CEO da empresa ainda conseguiu ver vantagens nessa situação. “nós temos uma posição particular nesse mercado hoje, que é mais sobre empresas e na qual podemos oferecer mais segurança, masis gerenciamento, mais produtividade, nós vamos focar nisso”.

Windows 10 é um serviço

publicidade

Nadella também opinou que a percepção das pessoas sobre sistemas operacionais está mudando. Eles não são mais vistos como softwares para um determinado dispositivo, mas como plataformas para interagir com o mundo digital por meio de diversos aparelhos diferentes. “Nós não estamos construindo um sistema operacional para um único dispositivo”, disse.

“Quando penso no Windows 10, a forma como conceitualizamos é que estamos construindo um sistema operacional para usuários em vários dispositivos. É um serviço, é assim que eu penso nele”, continuou Nadella.

publicidade

Além de computadores e smartphones, porém, Nadella também falou sobre plataformas de realidade virtual e aumentada, que “são o novo meio mais deslumbrante que eu já vi”. “A ideia de que podemos trazer AR e VR para esse contínuo do que chamamos de realidade mista é algo com que estamos muito empolgados”, disse.