Foi em 23 de junho de 1996, exatos 20 anos atrás, que o primeiro Nintendo 64 foi vendido no Japão. O aparelho que representou a quinta geração de consoles e uma das mais memoráveis disputas do mercado de videogames – contra o primeiro PlayStation, da Sony – marcou também a história de muitos gamers.

Processador de 64 bits para gráficos poligonais, controle estiloso e última plataforma a usar os saudosos cartuchos em vez da “revolução” que viria a seguir com os CDs e DVDs: apenas algumas das características que marcaram a história do console. Para comemorar a data, seperamos 12 jogos que não saem da memória de quem teve um N64.

  • Super Mario 64

Impossível relembrar o Nintendo 64 sem falar do game que representou toda a sua geração. “Super Mario 64” foi o primeiro da série a vir com gráficos tridimensionais e mesclava muito bem a já conhecida jogabilidade dos antecessores com as possibilidades do ambiente mais aberto em 3D.

publicidade

Na história, Mario é convidado para comer um bolo no castelo da Princesa Peach até que, chegando lá, descobre que ela foi raptada novamente pelo Bowser, que também levou 120 estrelas que devem ser encontradas pelo protagonista, a fim de recuperar a donzela em perigo.

  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time

O sucesso do Nintendo 64 deve-se a diversos jogos, entre eles “The Legendo of Zelda: Ocarina of Time”. O game é considerado como um dos melhores da franquia e ganhou diversos prêmios ao longo do tempo, até mesmo uma menção no Guinness World Records.

Na trama, Link precisa derrotar Ganondorf para obter a Triforce, uma relíquia sagrada e poderosa que o permitirá salvar o mundo e a princesa Zelda. Para ajudá-lo nesta missão, o herói terá o auxílio de uma ocarina mágica que permite que o protagonista realize os mais diversos tipos de encantamentos e magias.

  • 007: GoldenEye

Uma das coisas mais divertidas do Nintendo 64 era a possibilidade de reunir diversos amigos para as jogatinas com quatro controles conectados ao console. Em uma época onde games FPS ainda não dominavam o mercado, “007: GoldenEye” chegou para mudar isso.

Não que o modo história não fosse interessante (e incrivelmente difícil), mas o título tinha como ponto alto a jogatina em quatro pessoas que travavam tiroteios emocionantes.

  • Star Wars: Episode I Racer

O auge da popularidade do Nintendo 64 veio justamente quando a LucasFilm levava aos cinemas a segunda trilogia da franquia “Star Wars”. Por isso o console acabou recebendo diversos games com o título de fantasia espacial, e um dos mais divertidos era o que adaptava as corridas de pod do Episódio I ao controle do N64.

Em “Star Wars: Episode I Racer”, o jogador tinha diversos planetas, raças, veículos e modos de jogo para escolher, expandindo a mitologia da série que crescia nos cinemas para dentro dos videogames.

  • Donkey Kong 64

Uma das franquias de games de maior sucesso também chegou ao Nintendo 64. Em “Donkey Kong 64”, é possível controlar até cinco primatas diferentes, sendo que três deles são personagens novos e com características únicas: Lanky, Tiny e Chunky. Além dos estreantes, o título traz de volta Donkey e seu inseparável parceiro Diddy.

Os acontecimentos deste jogo se dão um ano depois de “Donkey Kong Land III”, em que K.Roll consegue produzir uma nova arma e pretende aniquilar as ilhas onde os charmosos macacos moram. Para evitar que isso aconteça, nossos heróis precisam recuperar bananas douradas que foram roubadas pelo vilão e também libertar alguns dos “Kongs” que foram sequestrados.

  • Star Fox 64

Para uma série que só tem três jogos lançados, “Star Fox” até que faz bastante sucesso. O primeiro jogo, lançado para o Super Nintendo em 1993, conquistou os jogadores com seus gráficos 3D. Quatro anos depois, “Star Fox 64” elevou os gráficos e a jogabilidade a outros níveis.

Um dos jogos de tiro mais populares de todos os tempos, ele trazia fases muito diversificadas, cheias de segredos a serem descobertos, e um sistema de pontos viciante que dava mais motivos para que os jogadores continuassem voltando a ele repetidas vezes em busca de pontuações melhores.

  • Super Smash Bros.

A ideia de um jogo de luta com personagens de diferentes franquias da Nintendo se revelou tão boa quanto parecia. Além de trazer os personagens já conhecidos, “Super Smash Bros.” tinha uma mecânica de luta bem interessante: em vez de esgotar a vida dos oponentes, o objetivo era jogá-los para fora da arena.

Em quatro jogadores, ele provocava bagunças hilárias; em duelos, por outro lado, ele rendia disputas acirradas, graças ao bom equilíbrio entre os lutadores. É possível argumentar que a série atingiria seu auge no lançamento seguinte, para o Gamecube, mas o Nintendo 64 continuará para sempre como a origem dessa ideia.

  • Mario Kart 64

Os fãs do primeiro “Super Mario Kart”, para o Super Nintendo (SNES), tiveram que esperar mais de quatro anos para jogar outro título de corrida estrelando os personagens da turma do Mario. E a espera valeu a pena.

Além de matar a ansiedade, “Mario Kart 64”, lançado em 1996, também foi o primeiro da franquia a usar gráficos tridimensionais, aproveitando o avanço tecnológico que o console representava na época. No game, as pistas pela primeira vez tinham relevo, e novos personagens passaram a fazer parte do panteão de escolhas, como Wario e Donkey Kong.

  • Banjo-Kazooie

O simpático Banjo, que apareceu primeiro em “Diddy Kong Racing”, ganhou em seguida um jogo seu e de seu pássaro companheiro que anda em sua mochila. A estrutura do “Banjo-Kazooie” é semelhante à de “Super Mario 64”: o jogador coleciona peças de quebra-cabeças para destravar novas fases.

Mas o jogo era incrivelmente recheado de segredos e coisas curiosas para se encontrar. Achar todos os ítens colecionáveis de todas as fases do jogo era uma tarefa que poderia ocupar incontáveis horas de jogo, todas elas agradáveis graças aos belos gráficos e música do game.

  • F-Zero X

O Playstation podia até ter “WipeOut”, mas o Nintendo 64 tinha “F-Zero X”. O jogo de corrida de naves era o sucessor do “F-Zero” de 1991, mas com gráficos melhorados, mais pistas e muito mais naves para se escolher. Ele também trazia uma das mecânicas de corrida mais interessantes dos jogos de corrida: a partir da segunda volta, a sua barra de energia e a sua barra de turbo eram a mesma.

Isso colocava o jogador em situações em que era necessário arriscar a vida para poder ir mais rápido. A sensação de correr a mais de 800 quilômetros por hora dentro de tubos e na parte de fora de cilindros é uma das melhores memórias do Nintendo 64.

  • Kirby 64

O simpático e rosado Kirby fez sua estreia na quinta geração de consoles com algumas diferenças em relação ao “primo” mais próximo, o Super Mario. “Kirby 64: The Crystals Shard” é em 3D, mas a perspectiva do jogo era lateral, enquanto “Super Mario 64” apostava também na perspectiva de três dimensões.

A jogabilidade permanecia a mesma: controlando Kirby, você poderia sugar os adversários que vinham pelo caminho e absorver seus poderes. A novidade no N64 é que, nele, também era possível combinar poderes e fazer outras misturas.

  • Bomberman 64

Lançado em 1997, “Bomberman 64” chegou para o console trazendo o primeiro jogo com gráficos 3D da franquia e implementando um inédito e diferente modo single player.

Assim como em “007”, “Bomberman” foi produzido para ser jogado com os amigos e não sozinho. Novamente, o modo single player não deve ser desprezado, é claro, mas o multiplayer é extremamente mais interessante e emocionante.