Praticamente uma celebridade no Brasil na década passada, o turco Orkut Büyükkökten lançou nesta semana sua nova rede social: o Hello, que chega ao Brasil no mês que vem. E para o criador, o caminho que as coisas tomaram desde seu auge de sucesso não é bom.

“Desde que lançamos o Orkut, as redes sociais evoluíram muito, mas nem sempre de uma forma boa. Estudos mostram que, hoje, elas deixam muita gente triste ou ansiosa”, conta o engenheiro.”Uma pessoa usa o Facebook pensando na forma como quer ser percebida publicamente, interage com os outros tentando passar uma certa imagem, mas isso não é autêntico nem divertido”, afirma.

publicidade

Questionado sobre um possível excesso de redes sociais, Orkut concorda, mas acredita que ainda há espaço para sua nova ideia. Ele também descarta um duelo com o Facebook. “Não esperamos que as pessoas parem de usar as outras, mas que usem o nosso serviço cada vez mais, porque, ao atualizar suas características pessoais ao longo do tempo[…] Não será preciso substituir um serviço por outro conforme seu estilo de vida muda.”

Brasil
O criador de uma das redes sociais de maior sucesso no país diz que se sentiu honrado com a repercussão no Brasil do lançamento da Hello e prometeu que os brasileiros vão gostar do novo projeto. “A cultura brasileira é por si própria muito social , então, acho que é por causa disso que há uma alta adoção desse tipo de site pelos brasileiros. Não vamos decepcionar vocês.”

publicidade

Via BBC