O Facebook não esconde o fato de que coleta todas as informações possíveis sobre você para melhorar o seu serviço. Uma destas informações é a localização, usando o GPS do seu celular. Ela é usada para permitir que você faça check-in onde você está, mas também tem sido usada para um novo recurso: sugerir pessoas próximas de você como amigo na rede social, como indica o site Fusion.

É natural que muitas pessoas se sintam desconfortáveis com a ideia não só de ter sua localização monitorada pelo Facebook, mas também de ter seu perfil indicado para um desconhecido que passou perto de você como “amigo sugerido” (convenhamos, tem muito potencial para dar problema).

publicidade

A empresa chegou a se contradizer sobre o polêmico recurso, confirmando que a localização era “um dos fatores considerados” na sugestão de amigos. No entanto, outro representante da empresa afirmou que a ferramenta funciona “baseada nos amigos mútuos, informações sobre trabalho e estudo, redes de que você faz parte e contatos importados e outros fatores”, que não incluem a localização dos seus dispositivos.

De qualquer forma, pode ser uma boa ideia desativar a capacidade do aplicativo no seu celular monitorar a sua localização. Veja como fazer isso no…

publicidade

Android

Para quem tem qualquer versão do Android abaixo do Marshmallow (6.0), não há muito o que possa ser feito. A melhor dica que podemos dar é usar o site móvel do Facebook pelo Chrome em vez de usar o aplicativo; desta forma, o site não pode monitorar sua localização, a não ser que você permita.

publicidade

Para quem tem o Android Marshmallow, as coisas ficam mais simples. Basta entrar em Configurações > Aplicativos > Facebook > Permissões > Localização. Certifique-se de que o botão está na posição de desligar.

iOS

publicidade

O iOS tem a vantagem de ter o controle de permissão de aplicativos habilitado há muito mais tempo, então basicamente qualquer usuário pode impedir que o aplicativo do Facebook monitore sua localização.

Para isso, basta acessar Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Facebook e selecionar a opção “Nunca”.

Windows 10 Mobile

Se o seu celular ainda não tem o Windows 10 Mobile, vale a recomendação que demos para o Android: use o navegador. Caso contrário, basta acessar o aplicativo do Configurações > Privacidade > Localização > Escolha os aplicativos que podem usar sua localização e desative o Facebook

Via CNET