O Google liberou um novo recurso que mostra exatamente qual é a extensão do conhecimento que a empresa tem sobre você. A companhia lançou a ferramenta “Minha Atividade”, que mostra tudo o que você já fez usando os serviços da empresa, incluindo por onde você navegou usando o Google Chrome.

A página, que você pode acessar neste link, inclui o histórico de navegação, as pesquisas no Google, buscas por imagens, vídeos assistidos, cards do Google Now que você viu, a atividade no Android, os aplicativos que você usou, e muito mais.

Quem usa Android e quem usa muitos serviços da empresa podem encontrar toda a sua vida online neste espaço, já que as únicas informações que não são reunidas aqui são aquelas que você explicitamente indicou para o Google não coletar.

Para ajustar quais informações você dá a permissão para que a empresa colete de você, basta entrar na área de Controles de Atividade (neste link) e desativar quais informações você prefere que o Google não tenha acesso.

publicidade

A novidade vem junto de uma nova mudança na forma como o Google monitora seus usuários. Agora, a empresa vai muito além de observar o que você faz em suas plataformas para servir publicidade direcionada; agora, a empresa vê o que você faz em outros sites e em aplicativos parceiros, inclusive aqueles que exibem anúncios da empresa (que é uma fatia enorme da internet).

Para desabilitar esta forma de rastreamento, o usuário pode acessar este link, onde é possível desativar os “anúncios baseados nos seus interesses”. Além disso, ao clicar no botão “Controlar anúncios quando desconectado”, o site permite desligar os “Anúncios baseados nos seus interesses em outros websites que não sejam o google.com” e os “Anúncios da Pesquisa Google baseados nos seus interesses”.

Via Mashable