O Google anunciou ontem que o seu buscador passará a mostrar informações dedicadas sobre terremotos nos resultados. Quando um usuário buscar por “terremoto” ou “terremoto próximo a mim”, o buscador retornará a ele um cartão com informações recentes sobre movimentos tectônicos próximos de sua localização. 

Esse cartão com informações resumidas aparecerá no topo dos resultados. Ele mostrará a intensidade do terremoto, a área afetada e dicas para se manter seguro em ocorrências como essa. A ideia, segundo a empresa, é permitir que pessoas que sentiram algum tremor de terra descubram se ele foi apenas um tremor leve, ou o reflexo de um terremoto maior em uma área mais distante. O gif abaixo mostra o funcionamento da novidade:

Segundo o Google, mais de 500 mil terremotos acontecem todo ano, embora apenas cerca de um quinto disso possa ser sentido. Esses tremores causam um pico de buscas por informações sobre os movimentos tectônicos, e a ideia do Google é facilitar o acesso a esses dados.

De acordo com o The Verge, a novidade é particularmente útil para pessoas que vivam em regiões com grande atividade tectônica, como o Japão. Muitas pessoas desses locais utilizam o Twitter para saber se outras pessoas também sentiram o tremor, e se ele é reflexo de um terremoto maior em outro local. A ferramenta do Google pode ser uma forma ainda mais útil de se conseguir essas informações.