Na última sexta-feira, 1, o coletivo de hackers Anonymous declarou que havia bloqueado PCs da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo da ação, segundo o grupo, foi “cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa”.

Entretanto, a agência reguladora negou que o ataque tenha de fato ocorrido. Ao Olhar Digital, um porta-voz da Anatel disse que “nenhum ataque aos seus sistemas foi detectado” e não quis comentar a declaração dos hackers.

publicidade

Os ativistas, por sua vez, insistem e dizem que não foi só a Anatel que acabou hackeada, mas também o Ministério Público do Mato Grosso do Sul. Conforme apurado de forma exclusiva, os hackers teriam infectado “algumas dezenas de PCs do Ministério Público com o mesmo ransonware utilizado no ataque à Anatel”.

A assessoria de imprensa do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, ao contrário da Anatel, confirmou o ataque e disse que seu setor de tecnologia “está trabalhando no caso”. Sobre o suposto roubo de e-mails, alardeado pelo Anonymous, o porta-voz do órgão optou por não confirmar e nem negar a informação, dizendo apenas que os computadores estavam bloqueados.