É comum que uma fabricante de smartphones use fotos deslumbrantes – geralmente cheias de edições pesadas – para enaltecer a câmera de seus produtos. O que se espera desse tipo de campanha de marketing, porém, é que a marca ao menos use uma foto realmente tirada pelo seu celular, o que nem sempre acontece.

A Huawei usou a imagem abaixo em uma postagem no Google+ com a seguinte legenda: “Nós conseguimos registrar um belo nascer-do-sol com Deliciously Ella. As duas câmeras Leica do #HuaweiP9 fazem o ato de tirar fotos em condições de pouca luz como essa um prazer”. O caso é que a imagem não foi realmente tirada pelo P9, top de linha da empresa, como o post sugere.

Reprodução

Uma olhada nas informações do arquivo postado pela Huawei revelou que a imagem foi, na verdade, registrada por uma câmera profissional Canon EOS 5D Mark III, que custa cerca de US$ 4,5 mil. A empresa acabou apagando a postagem original e, em sua defesa, disse que em nenhum momento garantiu que a fotografia havia sido feita por um P9.

publicidade

“A foto, que foi tirada por um profissional enquanto filmávamos um comercial do Huawei P9, foi compartilhada para inspirar nossa comunidade. Nós reconhecemos, porém, que deveríamos ter deixado a legenda desta imagem mais clara. Não foi nossa intenção induzir ao erro. Pedimos desculpas e já removemos a imagem”, disse a empresa em nota.

Via The Verge