A equipe holandesa de roboticistas Delft ganhou o prêmio de tecnologia 2016’s Amazon Picking Challenge após apresentar um braço robô capaz de manusear diversos objetos sem danifica-los.

O desafio era comporto por duas tarefas: fazer os robôs pegarem objetos de um recipiente e distribui-los em uma prateleira e, depois, fazerem o caminho contrário, ou seja, pegarem os objetos da prateira e colocarem no recipiente.

publicidade

Quarenta itens diferentes, que representam alguns dos produtos mais vendidos do varejista, foram usados ​​nas atividades, incluindo roupas macias, DVD, garrafa de água e escova de dentes.

Veja vídeo:

publicidade

As equipes perdiam pontos caso o robô danificasse qualquer produto, soltasse o objeto de uma altura de mais de 30 centímetros ou deixasse um objeto até 0,5 centímetro para fora da prateleira.

publicidade

O braço robótico vencedor superou as invenções de duas equipes do Japão e outras cinco dos Estados Unidos, além de contar com uma ventosa, duas pinças e uma câmera 3D com sensor de profundidade.

As informações sobre os tipos de produtos e as instruções de o que deveria ser movido foram passadas para os pesquisadores cinco minutos antes de começar o desafio. “Aqui nós tivemos que lidar com dezenas de objetos, variando de uma simples camiseta para um haltere. Cada um exige uma abordagem diferente”, afirma Kanter van Deurzen, da Delft. “Para fazer tudo isso com um único braço, é preciso reconhecer quais foram as orientações para cada objeto e evitar colisões com outros objetos nas prateleiras”. 

publicidade

A Amazon já utiliza robôs para transportar mercadorias em seus centros de armazenamento, mas ainda depende de seres humanos para estocar tudo nas prateleiras. “Nossa visão é de seres humanos e robôs trabalhando ombro a ombro”, disse Tye Brady, tecnólogo-chefe da Amazon Robotics.

Via BBC