Nem só de salário vivem os profissionais. Além de uma boa remuneração e benefícios, algumas práticas podem ajudar a aumentar o contentamento dos empregados. A empresa de serviços em TI Tata Consultancy Services listou algumas dicas de práticas que podem ser úteis em empresas de tecnologia da informação que desejam motivar seus profissionais e atrair novos talentos. Confira:

1. Plataformas de aprendizado
Plataformas de aprendizado online podem ajudar os profissionais a se manterem sempre atualizados. Os cursos podem oferecer certificações e ampliam os conhecimentos das pessoas.

2. Período sabático
Algumas empresas de tecnologia agora fornecem períodos sabáticos para seus funcionários com a finalidade de que eles usem esse tempo para viajar, estudar e conhecer uma nova cultura. Com essas licenças, os profissionais ficam de 3 a 6 meses afastados do trabalho e continuam recebendo suas remunerações.

3. Estudo de línguas estrangeiras
O inglês e outros idiomas são indispensáveis no setor de tecnologia da informação. É importante ter profissionais que falem uma ou mais línguas. Assim, fechar parcerias com escolas de idiomas ou interpretar uma plataforma de estudo online pode ajudar a motivar os empregados.

publicidade

4. Qualificação
A qualificação é um investimento que pode trazer bons resultados para a empresa. Algumas companhias fornecem cursos totalmente subsidiados ou, então, com no mínimo 50% pagos. Assim o profissional se sente motivado a estudar, agregando valor para ambos.

5. Indicação de profissionais
Pode ser difícil encontrar profissionais qualificados e com boas recomendações. Assim, uma boa ideia pode ser a indicação de amigos e ex-colegas de trabalho. Em algumas empresas, práticas como essa resultam em bonificação, caso o indicado seja contratado e passe do período de experiência.

6. Programas voluntários
Tirar o profissional do ambiente de trabalho pode ser uma ótima ideia de expandir seus conhecimentos. Projetos voluntários trazem sempre um retorno positivo, já que obrigam as pessoas a “pensar fora da caixa”.

7. Qualidade de vida
É importante pensar na qualidade de vida dos profissionais e promover atividades que estimulam a saúde. Pessoas que praticam atividade física conseguem trazer novas ideias, geram valor e motivam todos à sua volta. Assim, organizar atividades como corridas e caminhadas, orientações médicas por meio de exames e palestras pode deixar os colaboradores mais satisfeitos e saudáveis.