O aplicativo ‘Fogo Cruzado’ quer mapear a violência e os casos de tiroteio na cidade do Rio de Janeiro através de um mapeamento colaborativo online. Um os objetivos é promover também uma fonte para a discussão sobre as consequências dessas ações para a população.

Disponível para Android e iOS, o app vai se basear em dados vindos da polícia, da imprensa, de redes sociais e de usuários. Através das informações recolhidas, o aplicativo emite uma notificação em um mapa da região metropolitana do Rio de Janeiro.

publicidade

Rebeca Lerier, coordenadora da campanha Jovem Negro Vivo, que teve a iniciativa de criar o app, informou ao Extra que o objetivo do projeto não é prestar um serviço em tempo real, mas publicar semanalmente os dados coletados, além de fazer relatórios mensais e trimestrais, para poder, juntamente com dados de órgãos públicos, montar um panorama completo da violência no Rio.

Até dezembro deste ano o aplicativo segue em modo de testes nas comunidades Jacarezinho, Manguinhos, Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Acari, Cidade de Deus e Morro Agudo (Nova Iguaçu). No próximo dia 13 deve ser divulgado o primeiro relatório semanal do projeto.

publicidade