Um conjunto de pesquisas publicadas pela Penn State University conseguiu “adivinhar” a idade dos usuários do Instagram com base em sua atividade na rede social. Os pesquisadores avaliaram diversos aspectos do comportamento dos usuários, desde suas curtidas até a frequência com que postavam fotos.

Segundo os levantamentos, os jovens têm uma tendência muito maior de postar fotos no Instagram e apagá-las mais tarde, algo que os usuários mais velhos da rede social quase nunca fazem. Os adolescentes também costumam passar mais tempo editando suas fotos antes de publicá-las.

publicidade

Hábitos jovens

De acordo com o professor Dongwon Lee da Penn State University, o motivo para isso seria uma preocupação com seu sucesso na rede: “os jovens querem ser muito populares, então eles são muito conscientes das ‘curtidas’ que estão recebendo”, disse em entrevista ao Atlantic. Os adolescentes também interagem muito mais na rede que os mais velhos, curtindo e comentando os posts de amigos com muito mais frequência.

publicidade

Adultos e pessoas mais velhas da rede, por outro lado, se interessam por uma variedade maior de assuntos na plataforma, e tendem a criar posts que abordam uma diversidade maior de publicações. Ainda de acordo com Lee, os adolescentes postam majoritariamente fotos que refletem “seu humor ou seu bem-estar pessoal”. 

Outra diferença entre o comportamento dos dois grupos etários é com relação à frequência de postagem. Embora curtam e comentem mais posts, os jovens acabam publicando menos do que os usuários mais velhos do Instagram. Os pesquisadores admitem, por outro lado, que essa impressão pode ser equivocada, já que os jovens também têm uma tendência muito maior de apagar fotos já postadas. 

publicidade

Curtida mais simples

O motivo pelo qual os pesquisadores estdaram o Instagram em vez de outra rede social foi o significado das curtidas. De acordo com eles, é muito mais fácil entender o que uma curtida do Instagram significa do que uma curtida do Facebook ou do Twitter. 

publicidade

No Instagram, a curtida é basicamente um sinal de apreciação pela imagem postada. No Twitter, uma curtida pode significar a mesma coisa, mas pode significar também apenas que o usuário leu a menção de um amigo e quer encerrar a conversa (e por isso curte em vez de responder). No Facebook, com as reações, o significado de uma interação também é mais diverso.