A empresa Linden Lab, responsável pela criação e gerenciamento do Second Life, está desenvolvendo uma nova experiência que utilizará a realidade virtual para aumentar a imersão de seus usuários. Assim como o Second Life, essa nova experiência, chamada por enquanto de Project Sansar, será uma mistura de rede social e jogo online.

De acordo com o TechCrunch, que pode ter uma prévia da experiência, o novo “jogo” terá uma escala impressionante, comparável a games como Skyrim ou GTA V. No entanto, a ideia é que o mundo do jogo seja totalmente construído e habitado por seus usuários, utilizando ferramentas de criação que devem exigir apenas o mínimo de conhecimento técnico.

Os avatares virtuais dos usuários também poderão ser criados dessa maneira. Caso os jogadores desejem, por outro lado, poderão também usar ferramentas mais sofisticadas para customizá-los. Será possível criar museus, casas e negócios dentro da rede social, e a expectativa dos criadores é que, assim como em Second Life, os negócios e serviços criados em Sansar gerem toda uma economia virtual. 

Outro mundo

publicidade

Lançado em 2003, Second Life ainda tem milhões de usuários ativos mensalmente. De acordo com a Linden Labs, bilhões de dólares já circularam pela economia do jogo/rede social. A ideia da empresa é usar o Project Sansar para levar essa sensação de comunidade e interação para o plano da realidade virtual.

Para gerar receita a partir do Project Sansar, a empresa pretende gerenciar uma espécie de “lojas” de produtos de realidade virtual, que os usuários poderão usar para comprar e vender suas criações. Praticamente qualquer coisa criada na plataforma poderá ser comercializada por lá, desde alterações cosméticas para personagens até espaços, territórios e edifícios inteiros.