A Hello, nova rede social de Orkut Büyükkökten – o criador do Orkut – foi liberada no Brasil na última terça-feira, 19. O lançamento teve alguns problemas, com muitos usuários sem conseguir completar o cadastro, mas agora o app já está (quase) estável e pronto para receber novos perfis.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo de como criar uma conta na rede social. Se você quer saber mais sobre o que achamos dela, confira esta análise. Para entender como ela mistura funções de Facebook, Instagram e Snapchat em um programa novo, clique aqui. Confira abaixo o tutorial:

Passo 1: Faça o download do aplicativo para Android (pela Google Play) ou para iOS (pela App Store). Não há como acessar o app pelo computador, apenas pelo smartphone.

Passo 2: Quando o download acabar, abra o aplicativo. Você verá a tela abaixo. Toque em “inscreva-se” para iniciar o cadastro.

publicidade

Reprodução

Passo 3: O aplicativo vai te pedir um e-mail e uma senha. Preencha os campos e toque em “Continuar”. Não se preocupe: seu e-mail não ficará visível para os outros usuários da rede. Ele serve apenas como uma forma alternativa de login.

Reprodução

Passo 4: Na tela seguinte, é preciso inserir um número de telefone. Essa parte é importante porque, assim como o WhatsApp, o Hello exige o número do seu celular para fazer login, e não permite o cadastro sem ele. Assim como o seu e-mail, o número de telefone serve apenas como autenticação e não será exibido no seu perfil. Preencha o campo, incluindo o DDD do seu telefone, e clique em verificar.

Reprodução

Passo 5: Você receberá um código por meio de mensagem SMS, com quatro dígitos. Na tela seguinte do app, insira esses números e toque em “inscreva-se no hello”.

Reprodução

Passo 6: A partir de agora, você já está cadastrado. Na tela abaixo, toque em “configurar perfil”.

Reprodução

Passo 7: Você será levado a uma nova etapa, onde deverá inserir seu nome, sobrenome e sexo. É possível também já inserir uma foto: clique no ícone com a sombra de um rosto e selecione se você quer tirar uma foto ou buscar alguma imagem no seu smartphone.

Passo 8: Se você selecionar a opção de tirar uma foto na hora, é possível recortar a imagem. Note que, ao contrário de outros apps, os comandos de recorte do Hello são invertidos. É preciso dar zoom e reposicionar a imagem que você tirou, e tudo o que ficar dentro do quadrado branco será usado como imagem de perfil. Clique em “recortar” para voltar à tela de cadastro.

Passo 9: Uma vez que você já preencheu todos os requisitos, toque em “continuar”.

Reprodução

Passo 10: Você tem que ter 18 anos ou mais para usar o Hello. Use a roleta de números do celular para determinar o seu dia, mês e ano de nascimento. Em seguida, toque em “continuar”.

Reprodução

Passo 11: Agora é a hora de inserir sua localização. Essa informação também não será mostrada (se você não quiser), mas serve para o app te mostrar conteúdo relevante de acordo com o país onde você mora. Você pode inserir manualmente o nome da sua cidade e estado ou tocar em “usar minha localização atual”. O app então coletará dados do GPS do seu smartphone. Com o campo preenchido, toque em “continuar”.

Reprodução

Passo 12: Na tela que aparece é hora de você determinar seu idioma. As opções são português, francês e inglês. Você pode marcar uma, duas ou as três línguas se quiser. Toque em “continuar” para prosseguir.

Reprodução

Passo 13: Na página seguinte, você deve indicar com qual dos idiomas que você selecionou você pretende publicar suas postagens. Só é possível escolher um. Clique em “continuar” quando decidir.

Reprodução

Passo 14: Agora é hora de escolher suas “personas”. Tratam-se de perfis de gostos e interesses que vão moldar o tipo de conteúdo que será mostrado na sua linha do tempo. Clique em “escolha suas personas” e selecione cinco itens na lista. Depois disso, toque em “entrar nas personas”.

Reprodução

Passo 15: Personas selecionadas, a próxima etapa é encontrar amigos e perfis para seguir. Tocando em “encontrar amigos”, o aplicativo vai varrer sua lista de contatos e comparar os números de telefone com os de perfis cadastrados na rede social. Essa etapa não é obrigatória e, se quiser procurar por amigos outra hora, basta tocar em “talvez depois”.

Reprodução

Pronto: ao fim dessas etapas, você já estará fazendo parte da nova rede social do criador do Orkut.

Problemas

O Hello diz que já corrigiu os problemas, mas ainda há certa instabilidade no processo de cadastro. É possível que você se depare com diversas falhas entre uma etapa e outra, como uma tela branca que nunca desaparece ou com o app te jogando de volta para a página inicial.

Se algum desses problemas acontecer com você, um truque útil é fechar o aplicativo e abrir de novo. Quando reativá-lo, uma mensagem instantânea perguntará se você quer recomeçar o cadastro ou continuar de onde parou. Selecione a segunda opção e dê prosseguimento à sua inscrição na rede.