Pesquisadores das universidades de Saint Louis e Durham, na Inglaterra, estão usando células-tronco para auxiliar no crescimento de cartilagem no corpo de pacientes. Em testes, eles descobriram que é possível criar uma espécie de “aindaime” em 3D, moldado no formato exato da articulação do quadril de uma pessoa.

As células funcionam como um “lubrificante” para a articulação e, justamente pelo material escolhido, não existe risco de rejeição.

O andaime é feito de um material que capaz de aguentar até 10 vezes o peso do paciente, permitindo que ele realize exercícios e tenha uma vida normal. O material pode até resolver a causa original do problema, geralmente uma osteoartrite, liberando moléculas antiinflamatórias.

“Nossa esperança é evitar, ou pelo menos atrasar a substituição da articulação por uma prótese de plástico”, explida o professor Farshid Guilak.

publicidade

Quem imagina que a solução pode ajudar somente os mais velhos está enganado. “Acreditamos que no futuro os pacientes mais jovens, com idades entre 40 e 55 anos, serão candidatos ideais para este tipo de substituição de articulação biológica”, explica o pesquisador Bradley Estes.

Via Engadget