O número de crimes de roubos de identidade tem aumentado nos últimos anos, em grande parte pela facilidade com que os criminosos encontram informações pessoais de usuários na internet, principalmente em redes sociais como o Facebook e o Twitter. De acordo com pesquisadores de segurança, esses dados são usados para empréstimos, cartões de crédito e até contratos de telefonia no nome de outras pessoas.

É preciso ficar atento com o número de detalhes divulgados na rede e garantir que as configurações de privacidade estão ativadas. Confira algumas informações que você deve proteger para evitar dores de cabeça:

1. Passaporte

Passaporte e identidade

publicidade

Muita gente se empolga na hora de sair de férias e fotografa o passaporte. Se a vontade de tirar uma foto for incontrolável, procure fechar o documento. O passaporte aberto oferece o nome completo, a data de nascimento e o número do passaporte do usuário, dados que, em mãos erradas, podem garantir problemas.

2. Carro

Carro

Fotografar o carro novo, um sinal de conquista, também deve ser feito com cuidado. Evite fotografar a placa do automóvel. Quando menos dados o usuário oferecer, mais seguro ele ficará.

3. Número de telefone

Celular

Adicionar o número do celular no Facebook e permitir que todas as pessoas consigam visualizar pode não ser uma boa ideia. Evite também publicar o novo número, em caso de troca, na internet. Além de oferecer “pistas” a pessoas mal intencionadas, que podem fingir ser do banco, para conseguir detalhes, por exemplo, isso pode permitir que aquele colega chato te ligue sempre que quiser.

4. CPF

Só forneça o número de seu CPF quando ele for extremamente necessário. Se não foi solicitado, não divulgue esse dado. Ele pode ajudar pessoas a se passarem por você.

5. Senhas

Código de internet

Todo mundo sabe que não deve publicar suas senhas na rede, mas muita gente acaba dando dicas da palavra-chave. Se você está em um relacionamento no Facebook ou se é marcado em fotos com o namorado ou namorada, não use o nome do parceiro nas senhas. Times, bandas ou atores favoritos, além de datas de nascimento, também devem ser desconsiderados. Em uma busca rápida, criminosos conseguem facilmente todas essas informações.

Via BBC