Em sua última atualização, o aplicativo da Wikipedia para iOS e Android começou a focar em temas e artigos relacionados ao noticiário para ajudar seus usuários a explorar temas relevantes. O aplicativo também ganhou um novo design para organizar melhor o conteúdo da enciclopédia colaborativa.

Com a mudança, a tela principal do aplicativo mostrará uma tela “Explorar”, que sugerirá artigos aos usuários com base nos eventos atuais e nos artigos que ele já leu. Essa tela é dividida em “cards” semelhantes aos do Google Now que trazem diferentes tipos de sugestões.

O primeiro deles, “Atualidades”, recomenda artigos ao leitor baseado em notícias recentes. As sugestões podem aparecer diretamente nesse card, ou ele ainda pode trazer o resumo de uma notícia importante com links para os artigos relacionados.

Reprodução

publicidade

Outras recomendações

Além desse recurso, o aplicativo ainda tem outros cards, como “tendências” (que mostra os cinco artigos mais populares do dia) e “artigo em destaque”, um assunto escolhido pelos editores da WIkipedia a cada dia. Assim como na versão desktop, a página inicial ainda traz também uma “imagem do dia”, retirada da Wikimedia Commons.

Gostos, preferências e o histórico de leitura do usuários também são utilizados pelo aplicativo. Com esses dados, o app ainda mostra um card “Porque você leu” (com recomendações de artigos baseadas em suas leituras) e “Continuar lendo”, para que você possa terminar de ler artigos que você parou na metade. Há ainda a opção “artigo aleatório”, que funciona como uma espécie de “Estou com sorte” da Wikipedia.

Ao clicar sobre um artigo, o aplicativo mostra uma prévia dele em vez de abrir a página diretamente, e as recomendações do dia anterior podem ser vistas rolando a tela para baixo. Além disso, com a atualização, o aplicativo passa a ser compatível com busca por voz.