As Olimpíadas do Rio de Janeiro serão as primeiras nas quais a Uber estará presente em grandes escala. Em preparação para o evento e para o grande número de turistas que a cidade deve receber durante os jogos, a empresa acrescentará novos recursos ao aplicativo, para melhorar seu serviço.

A partir de hoje, o Uber terá um recurso chamado SafetyNet, que permite que o usuário compartilhe sua rota instantaneamente com até cinco contatos. Trata-se de um aprimoramento da função “compartilhar minha rota”, mas a novidade promete ser mais rápida e, segundo a empresa, não exigirá o aplicativo seja atualizado para funcionar. O trajeto pode ser compartilhado mesmo com contatos que não tenham o Uber instalado em seus dispositivos.

Outra novidade deve chegar na próxima quarta-feira, dia 3. A partir desse dia, os usuários do aplicativo poderão se comunicar mais facilmente com seus motoristas. Tocando no botão “Contato” junto das informações do carro, será possível enviar mensagens de texto ao motorista por meio de um recurso de mensagens instantâneas do próprio aplicativo. Os números de celular tanto do motorista quanto do passageiro ficam ocultos, aumentando a segurança da comunicação.

Durante o período dos jogos, a empresa também prometeu oferecer “suporte bilíngue (inglês) dedicado” para “ajudar no retorno de itens perdidos e questões urgentes no Rio”. A empresa diz que o suporte da Uber para itens perdidos ou emergências pode ser feito por telefone ou por email. Já o suporte geral é feito por email ou pelo próprio aplicativo.

publicidade

Outras novidades

Em parceria com a Duolingo, o Uber ainda disponibiliza no Rio um recurso chamado UberENGLISH que permite que usuários estrangeiros solicitem um motorista com certificado de inglês. A função tem o objetivo de facilitar a vida dos usuários que não falam português enquanto estiverem por aqui. 

Além disso, a empresa tem um “Lounge Uber” próximo ao aeroporto de Santos Dumont, que funcionará até o dia 20 de setembro. O espaço fica no Shopping Bossa Nova e serve de apoio para passageiros que precisem de Wi-Fi ou cujos smartphones estejam sem bateria. Segundo a empresa, ele fica a três minutos da área de desembarque.