No último final de semana, a gravadora Third Man Records decidiu comemorar o seu sétimo aniversário com um projeto bastante ambicioso. A empresa fonográfica criou uma nave especial para lançar um disco de vinil até o espaço e fazê-lo funcionar, gravando o processo todo.

O projeto, chamado de “Project Icarus”. foi realizado em parceria entre a gravadora – chefiada pelo músico Jack White, que lança bandas e artistas como os White stripes, Laura Marling e Cold War Kids – e o projeto Students and Teachers in Near Space (SATINS). O projeto tem como objetivo incentivar jovens do ensino fundamental a perseguir projetos e carreira nas áreas de ciências, tecnologia e engenharia.

publicidade

Com o auxílio do engenheiro Kevin Carrisco, os participantes do SATINS criaram a Icarus Craft, uma nave “à prova do espaço” que seria capaz de tocar um disco de vinil mesmo sem gravidade. A Icarus Craft foi elevada até o espaço com a ajuda de um balão meteorológico. Um vídeo resumindo o processo pode ser visto abaixo:

publicidade

Música espacial

A canção escolhida para ser a primeira a ser tocada em um disco de vinil no espaço foi “A Glorious Dawn”, do ‘Cosmos’ de Carl Sagan. Uma edição em vinil de 12 polegadas foi prensada especialmente para a comemoração. Para evitar que as ranhuras do disco se perdessem no espaço, ela foi prensada em ouro.

publicidade

Para garantir que o disco continuasse rodando, a Icarus Craft tinha componentes de vitrola feitos sob medida, e um computador de vôo especial para manter o áudio em funcionamento normal durante a subida e descida da aeronave. A bandeja onde o disco ficava também tinha um design especial para dissipar calor, evitando que a temperatura fizesse o disco empenar.

Abaixo, é possível ver uma gravação completa da realização. Para ver o disco tocando em sua altura máxima, avançe até aproximadamente 1h21’20”. Após chegar a cerca de 94.273 pés (28,734 quilômetros) de altura, o balão estoura e a Icarus Craft cai de volta para a Terra.

publicidade