O Google lançou recentemente um site com dicas e truques para donos de dispositivos Android. Listamos 10 tópicos que podem facilitar a utilização do smartphone e fazer sua bateria durar mais tempo. Confira:

1. Modo convidado
Use o Guest Mode para bloquear mensagens de texto, e-mails e outros itens de uso pessoal. Deslize a tela para baixo para abrir configurações rápidas e clique no usuário no canto superior direito.
Lá, clique em “Adicionar um convidado” para iniciar o Google Guest Mode. O telefone irá alternar para o modo de convidado e suas informações serão protegidas. Ao final da sessão, basta clicar em no ícone e remover o visitante.

2. Poupe a bateria
Em Definições, clique em bateria e em “Economia de bateria”. Defina o interruptor em “on” e note que a parte superior e a inferior da tela ficarão laranja.
É possível ativar o recurso automaticamente quando a bateria estiver fraca. Clique em Ativar automaticamente e selecione o percentual desejado.

3. Crie seu próprio personagem Android
Antes de tudo, é preciso ter o aplicativo Androidify instalado em seu smartphone. Abra o app e construa um avatar para si mesmo ou para um amigo.

publicidade

4. Crie animações rapidamente
Abra o Google Fotos e selecione o menu ≡ no canto superior esquerdo, depois toque em “Assistente”. Em versões 1.23 e abaixo, toque no sinal de + no canto superior direito e selecione “Animação”. Escolha entre 2 e 50 imagens para animar e selecione “Criar” no canto superior direito. A animação vai se reproduzir automaticamente na tela e será salva em Fotografias.

5. Converse com seu calendário
Use comandos de voz para programar alarmes, lembrete e eventos de calendário. Diga “Ok Google” e em seguida coisas como “Defina um alarme para 7 horas” ou “Me lembre de ligar para o João às 19 horas”, ou “Criar um evento do calendário para o jantar na cidade, sábado, às 20 horas”.
Se o Google não reconhecer a sua voz, abra o aplicativo Google e clique no menu ≡ no canto superior esquerdo. Em seguida, clique em “Configurações”> “Voice” > Detecção ‘OK Google’.

6. Localize e bloqueie seu telefone perdido
Use o Device Manager Android (ADM) para saber a localização aproximada do seu dispositivo e quando ele foi usado pela última vez. Registre-se no gerenciador de dispositivos Andorid e selecione seu dispositivo.
Para encontrar rapidamente o seu telefone no futuro, peça ao Google para “encontrar o meu telefone”.

7. Compartilhe rapidamente com quem você mais fala
As pessoas e lugares onde o usuário mais compartilha links têm acesso rápido nos aplicativos. No menu de ação aparecerá na na parte superior da tela uma lista de pessoas ou lugares (como uma pasta do Google Drive) compartilhados com mais frequência.

8. Mude as cores para melhorar a leitura

Use as configurações de cores do Android para inverter as cores na tela, tornar o texto branco mais fácil de ler ou adaptar as cores para usuários daltônicos. Para isso, clique em Definições e em seguida “Sistema” e “Acessibilidade”. Para habilitar o alto contraste, a inversão de cores ou a correção de cores, clique em “on” na opção correspondente.

9. Garanta que o alarme toque mesmo se o celular ficar sem bateria

Quando o dispositivo está em repouso, ele é colocado automaticamente em modo de sono. Assim, mesmo se esquecer de carregá-lo, o Android, a partir da versão 6.0, garantirá que o despertador toque.

10. Carregue o celular mais rápido
Conecte seu telefone e vá até “Definições”. Lá, clique em “Configurações da bateria” e ative o modo “carregamento rápido”.