EnglishPortugueseSpanish

O Instagram anunciou hoje um novo recurso, chamado Stories, que é praticamente idêntico ao recurso “Minha História” do Snapchat. A novidade permite que usuários gravem e retoquem fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas em seu perfil.

Usuários que receberem a atualização verão, no topo de sua timeline, uma barra horizontal com seus amigos que têm alguma novidade em suas Stories. Usuários com novas Stories terão um círculo colorido em torno de suas imagens de perfil. Ao clicar sobre elas, o usuário poderá ver as imagens e vídeos de seus amigos agrupados em um único lugar.

publicidade

As Stories não ficam disponíveis no perfil dos usuários, e desaparecem depois de 24 horas. Não é possível curtir ou comentar publicamente as Stories, mas é possível enviar mensagens privadas ao usuário pelo Instagram Direct – igualzinho no Snapchat. O vídeo abaixo, da própria rede social, apresenta o novo recurso:

Ainda é possível ver quais seguidores visualizaram a suas Stories da mesma maneira que no Snapchat: puxando para cima a partir da imagem ou vídeo. O novo recurso também possibilita que o usuário bloqueie determinados seguidores de visualizar suas Stories, permitindo um controle maior de privacidade.

Recuperando espaço

Segundo o Instagram, a nova ferramenta é uma forma de combater o excesso de posts, permitindo que usuários com diversos posts semelhantes criem uma única história. Essa história ainda desaparece após algum tempo, o que evita o excesso de postagens na Timeline dos seguidores.

Por outro lado, acrescentar uma novidade tão semelhante a um recurso do Snapchat pode ser uma maneira do Instagram tentar recuperar espaço entre as redes sociais. Pesquisas conduzidas entre usuários nos Estados Unidos mostram que o Snapchat passou a ser preferido pelos jovens ao Instagram, e que o Snapchat supera não só o Instagram, como também o próprio WhatsApp, em tempo de uso.

De acordo com o Instagram, a novidade será disponibilizada “ao longo das próximas semanas” para usuários do aplicativo em Android e iOS.