Em julho, autoridades americanas informaram que Artem Vaulin, um ucraniano de 30 anos, foi preso na Polônia ao ser apontado como dono do KickAss Torrents (KAT), um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos P2P do mundo. Nesta semana, sua defesa começou a agir para tentar tirá-lo da prisão.

Em carta enviada ao Departamento de Justiça dos EUA, Ira Rothken, advogado do suposto dono do KAT, pede que as acusações contra seu cliente sejam suspensas e que ele seja liberado. Os EUA acusam Vaulin de ter enriquecido com violação de direitos autorais.

“No momento em que qualquer transgressão primária possa ocorrer por um visitante do KAT, a passagem desta pessoa pelo site teria sido há muito tempo”, diz a carta assinada pela equipe de defesa do polonês. “Nosso cliente não pode ser criminalmente responsabilizado pelo que os usuários fazem depois que deixam o motor de busca do KAT.”

A carta não deixa explícito, mas sugere que Vaulin é mesmo o dono do KAT. Além de solicitar a soltura do seu cliente, os advogados pedem que ele não seja questionado ou interrogado, e que a defesa possa entrar em contato imediatamente com ele. A Justiça dos EUA ainda não respondeu.

publicidade

Via TorrentFreak