Quase todos os donos de longa data de um iPhone já tiveram o temor de ver o botão Home do seu celular falhando. Ao que tudo indica, a partir de 2016, este medo deve diminuir, já que o botão do novo iPhone não deve mais ser clicável como todos os outros aparelhos lançados anteriormente.

O novo botão, conforme noticia a Bloomberg, será sensível à pressão aplicada pelo dedo do usuário, mas não passará pelo desgastante processo do clique. Em seu lugar, entrará em cena um sistema de feedback háptico que a empresa aplicou no touchpad do Macbook.

publicidade

Explicando: o touchpad do Macbook não clica; no entanto, quando o usuário pressiona o painel, os componentes na parte inferior reconhecem a pressão e reagem fazendo o touchpad vibrar de um modo muito específico simulando o clique. O usuário dificilmente percebe a diferença enquanto ele não tentar clicar com o laptop desligado, quando os componentes não estão funcionando e a reação do clique não acontece.

Com menos partes mecânicas, o botão deve ser menos suscetível a falhas e quebras, tornando-o mais confiável. O sistema que simula o clique, no entanto, não deve atrapalhar a usabilidade de quem se acostumou com o botão Home como ele existe hoje.

publicidade

Os botões capacitivos já se tornaram uma marca do sistema rival da Apple, o Android. Boa parte das fabricantes virtualizaram suas teclas, e passaram a colocar os botões na própria tela. Uma parcela das companhias, no entanto, como Asus e Xiaomi ainda usa o recurso capacitivo, que se aproxima um pouco do que deve ser o iPhone 7.

Via Mashable e Bloomberg