Eddy Cue, vice-presidente sênior da Apple, revelou em uma entrevista à Fast Company que a empresa liberou publicamente sua versão beta do iOS devido ao mau funcionamento do aplicativo Maps.

Cue disse que a inserção do Apple Maps a partir do iOS 6 chegou a levar a saída do executivo Scott Forstall da empresa, além de vários pedidos de desculpas do CEO Tim Cook. O vice-presidente alegou também que esse momento gerou grandes discussões na empresa para saber se ainda valeria a pena o investimento da Apple em uma aplicação própria.

Além das discussões, a questão em volta do Maps fez com a Apple fizesse alterações significativas em todos os processos de desenvolvimento de novos produtos, priorizando seu sigilo. Cue disse ainda que muito do problema do Maps foi causado porque os desenvolvedores de Cupertino não percebiam erros na aplicação e que nunca tinham conseguido recolher um bom número de feedbacks.

Depois do fracesso do Maps, porém, a Apple passou a prestar mais atenção no feedback de seus usuários. A fabricante do iPhone vem disponibilizando publicamente versões beta do iOS desde o iOS 8.3 em março de 2015. Antes disso, apenas desenvolvedores poderiam ter acesso às versões de testes. 

publicidade

Via The Verge