O movimento do open source teve início no final dos anos 80 e hoje se mostra ainda mais fundamental para o avanço da tecnologia na quebra das barreiras do hardware com soluções definitivas via software.

Junto com o Software Defined Storage (SDS), por exemplo, as empresas ganham a liberdade de escolha dentro da infraestrutura de TI, uma vez que não estão mais presas ao antigo ambiente de datacenters, onde as máquinas estavam se tornando cada vez mais especializadas para atender tipos específicos de software. 

Além disso, com o código aberto permitindo que qualquer usuário melhore a qualidade do software oferecido, os custos com manutenção e segurança são reduzidos. Esses dois fatores, liberdade de infraestrutura e custos baixos, são fundamentais para o avanço das novas tecnologias, tanto que o código aberto já é visto na construção de sistemas operacionais de computadores e smartphones, além de soluções de web e de nuvem.

Internet das Coisas

publicidade

Reprodução

Com os aplicativos e sistemas operacionais em nuvem atrelados aos padrões de código aberto, o open source já está presente na Internet das Coisas (IOT) e deve ser muito importante para o avanço da mais nova fase da tecnologia.

A fragmentação de softwares e protocolos dificulta a comunicação de dispositivos IoT e é neste ponto que o open source se torna importante. Por mais que cada fabricante programe seus produtos para funcionar de uma forma, eles estando em uma plataforma de código aberto, é possível fazer com que todos esses dispositivos diferentes trabalhem juntos.

Com esse ecossistema como base, as empresas conseguem adotar conceitos inovadores e habilidades técnicas reduzindo o tempo de desenvolvimento e entrega desses projetos. Além disso, as fabricantes podem se concentrar no avanço de seus produtos sem precisarem se preocupar com a construção de uma infraestrutura de apoio.