Esqueça tudo o que se sabe sobre a infraestrutura da tecnologia da informação. Hoje com todo o armazenamento controlado por software, faz com que o Software Defined Infrastructure (SDI) seja fundamental para acelerar a inovação e fazer com que as empresas se adaptem rapidamente às constantes mudanças.

A infraestrutura dentro dos datacenters tornou-se mais complexa de gerir e tarefas relacionadas à implantação de novas soluções ou aplicativos ainda são feitas manualmente, sendo que equipes de TI muitas vezes executam suas tarefas com pouco conhecimento ou compreensão de quais recursos requer um datacenter.

O SDI, por sua vez, permite transformar uma infraestrutura de TI estática em um ambiente de recursos, trabalho e reconhecimento de dados mais dinâmico.

Abrir os recursos de hardware por meio de APIs que se integrem às estruturas abertas é o primeiro passo para a construção de um ambiente baseado em software ágil e flexível, uma vez que as interfaces abertas aumentam a velocidade da integração.

publicidade

Reprodução

Mudança no consumo
No entanto, o SDI pode ser visto como a “saída” da computação em nuvem pública ou híbrida, o que vai influenciar na forma como consumimos os produtos tecnológicos.

Recursos, como armazenamento, backup e software de monitoramento adaptativo, serão alocados dinamicamente com base no hardware disponível e nas restrições impostas por administradores de sistemas sobre o que pode ser enviado para a nuvem e quando.