A situação é comum, você troca de smartphone e o antigo acaba esquecido em alguma gaveta. Se você não quer se desfazer do celular, saiba que ele pode ser usado para outros fins bastante interessantes. Veja:

Tela para jogos

Reprodução

Diversos aplicativos para Android, como o RetroArch, oferecem a emulação de jogos antigos de Super Nintendo, Mega Drive e até de fliperama. Com controladores que se conectam ao smartphone por Bluetooth, é possível usá-lo como uma tela de jogos.

publicidade

Realidade virtual

Reprodução

Os dispositivos de realidade virtual estão em alta no momento e seu telefone antigo pode se transformar em um deles. Com a ajuda de um aparelho como o Gear VR, da Samsung, ou mesmo fazendo o seu próprio suporte, basta baixar aplicativos de realidade virtual e encaixar o smartphone antigo no dispositivo.

Extensor de Wi-Fi

Reprodução

Se a sua conexão Wi-Fi não é das melhores, saiba que seu smartphone antigo pode ajudá-lo com isso. Para isso, basta baixar aplicativos de extensão de Wi-Fi, como o Repeater, e posicionar o telefone em um lugar estratégico.

Câmera de segurança

Reprodução

Que tal adicionar um pouco mais segurança a sua residência? Basta posicionar o telefone em algum lugar com a ajuda de um tripé e deixá-lo gravando durante o dia inteiro. Alguns apps, como o Alfred, enviam imagens para o próprio e-mail do usuário. 

Controle remoto

Reprodução

O controle da sua TV quebrou? Use seu smartphone para isso. Tudo o que você precisa encontrar é o aplicativo correto para fazer seu telefone acessar as funcionalidades do televisor. Tente esses da Philips, Samsung, Sony, Panasonic e LG.

Media center

Reprodução

Um cartão microSD e um smartphone capaz de rodar vídeos e aplicativos como Spotify será tudo o que você precisa para ter uma biblioteca de músicas e filmes sem precisar de sacrificar a memória interna do seu telefone. Você ainda poderá utilizá-lo em conjunto com o Chromecast.

Mouse

Reprodução

Se o track pad do seu PC ou Mac quebrou não precisa se desesperar. Ao menos, não tanto. Você pode usar um smartphone Android antigo para quebrar o galho enquanto não conserta o acessório. Para isso, basta utilizar o Remote Mouse

Despertador

Reprodução

Qualquer telefone antigo conta com o aplicativo de despertador. A ideia parece um pouco boba no início, mas para quem fica horas deitado mexendo no smartphones ao invés de dormir, esse plano poderá salvar algumas boas horas de sono. 

GPS

Reprodução

Se seu smartphone não for tão antigo assim ele poderá quebrar um galho como GPS em seu veículo. A prática já é bastante comum entre motoristas de aplicativos como Uber e Cabify que não querem usar seus principais telefones para trabalhar. 

Cérebro para robô

Reprodução

Você pode criar seu próprio robô usando o sistema operacional do Google. Dispositivos como o smartbot mk2 são programáveis e usam o Android como cérebro. Os robôs podem interagir e navegar pelo ambiente usando seu celular antigo.

Via Business Insider