De acordo com um levantamento realizado pelo site de pesquisa e comparação de preços Zoom, a Olimpíada do Rio de Janeiro aumentaram nem menos a busca por televisões no país do que a Copa do Mundo no Brasil em 2014. A procura por TVs em junho de 2014 (mês que antecedeu a Copa) foi 44,5% maior que a de julho desse ano, segundo o site.

Esse dado revela que as Olimpíadas não “empolgaram” tanto o mercado de televisores quanto a copa do mundo de 2014. Além da procura ser menor, os aparelhos mais procurados durante a copa eram de tamanho e preço maior do que os que compõem a lista dos dez mais buscados atualmente.

publicidade

Dentre as 10 TVs mais procuradas na plataforma, a líder é a SmartTV LED Samsung Série 4 de 32 polegadas, que custa em média R$ 1.262,55. Em comparação, às vésperas do início da Copa do Mundo de 2014, a líder de buscas era a TV Plasma 60 polegadas LG Full HD, que custava mais que o dobro da líder atual, em média: R$ 2.727,12.

Esportes diferentes, momentos diferentes

publicidade

Segundo Thiago Flores, diretor executivo da Zoom, dois fatores contribuíram para que o desempenho do mercado de TVs fosse menos beneficiado pelas Olimpíadas que pela Copa. O primeiro deles é o cenário econômico atual: em julho de 2014, segundo o executivo, “o cenário econômico era muito mais positivo”.

Além disso, também contribui para esse cenário o fato de o futebol ser um esporte mais enraizado na cultura brasileira do que as modalidades olímpicas. “É muito mais comum que as pessoas reúnam os amigos em casa para assistir aos jogos do Mundial de futebol do que acompanhar os jogos que envolvem diversos esportes”, comenta Flores.