Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desenvolvedoram um novo tipo de tratamento que pode trazer esperanças aos estudos contra a AIDS. Os cientistas criaram nanopartículas que podem desativar o vírus HIV no corpo humano.

Basicamente, o que essas nanopartículas fazem é obstruir a membrana das células de modo que o vírus não consiga infectá-la. Trata-se de um bloqueio no processo de adsorção, quando o vírus se conecta à célula que quer infectar e transmite suas informações.

publicidade

Segundo os cientistas, o método, testado em laboratório, chegou a reduzir a infecção do HIV em até 50% dos casos. Nenhum efeito colateral foi detectado até agora, mas essas nanopartículas ainda devem ser estudadas por mais algum tempo antes que sejam feitos experimentos em humanos.

Nanopartículas já são utilizadas em outros laboratórios ao redor do mundo no combate ao câncer. Carregando doses concentradas de componentes quimioterápicos, o tratamento com essa tecnologia permite que os médicos ataquem apenas as células cancerígenas de um paciente, deixando as saudáveis intactas.

publicidade

Via UOL (Agência Fapesp)